Descubra por que a sua empresa fatura, mas não gera lucro - Site

Descubra por que a sua empresa fatura, mas não gera lucro!

Muitos empresários se perguntam por que a empresa fatura, mas não gera lucro. As vendas podem ser elevadas, e o faturamento também. Porém, a lucratividade é baixa. Por conta disso, alguns administradores pensam em retirar sócios ou realizar reinvestimentos para solucionar essas questões. Mas antes, é preciso descobrir os motivos da rentabilidade reduzida.

Neste conteúdo, vamos explicar quais são as diferenças entre lucratividade e faturamento e como esse entendimento é importante para saber se a empresa gera retorno. Falaremos também sobre os custos fixos e variáveis, como impactam a lucratividade e por que analisá-los e ter o controle sobre eles.

Deseja entender um pouco mais sobre a necessidade de fazer um acompanhamento constante do seu faturamento? Se sim, siga em frente!

Calculadora PJ x CLT x Autônomo - Contabilidade Dias

Quais são as diferenças entre lucro e faturamento?

O faturamento é conhecido também como receita e costuma estar entre os primeiros dados das demonstrações de resultados. Esse valor refere-se ao montante produzido pela empresa por intermédio da comercialização de serviços ou produtos. O faturamento de um varejista é o dinheiro ganho com a venda das mercadorias antes de deduzir as despesas.

Os fluxos de renda adicionais não entram nesse cálculo. Sendo assim, ganhos oriundos de investimentos financeiros, por exemplo, precisam ser contabilizados de forma separada. O faturamento é a receita bruta, que é diferente da receita líquida, a qual considera os valores gastos com pagamentos de impostos e as devoluções. O lucro é a quantia que sobra depois das deduções.

Em outras palavras, o lucro é denominado rendimento na demonstração de resultados e se trata de um benefício financeiro originado pelo desenvolvimento das atividades empresariais. Com ele, os líderes fazem a sustentação dos negócios, ampliam a sua capacidade, realizam novos investimentos, fazem sua distribuição.

O que difere os custos fixos dos variáveis?

É muito importante verificar os custos fixos e variáveis envolvidos na operação para a empresa lucrar no mesmo patamar que fatura. A compreensão desses conceitos e das diferenças que existem entre eles também é essencial para fazer o monitoramento e optar por caminhos que facilitem a alavancagem do negócio. Com isso, o saldo financeiro das operações poderá aumentar.

Veja, a seguir, do que se trata esses tipos de custos!

Custos variáveis

Os custos variáveis mudam conforme os números da produção, como a quantidade de itens produzidos durante certo período. Eles diminuem ou amentam acompanhando a produtividade dos empreendimentos. Por isso, são distintos, dependendo do ramo de atuação da empresa ou indústria e não podem ser comparados quando abrangem setores diferentes do mercado.

Podemos descobrir o total dos custos variáveis multiplicando o número total de produtos fabricados pelo custo variável de cada unidade, por exemplo. Neles estão incluídos os combustíveis, as matérias-primas, os insumos, o pagamento de mão de obra, horas extras e valores relacionados às operações.

Custos fixos

Já o custo fixo permanece inalterado, não importando o volume de produtos fabricados ou serviços prestados. Ou seja, eles não acompanham e nem variam seguindo os números da produção. São constantes ainda que não exista produção em determinado período. Para reduzir esses valores, é necessário elevar o preço de venda dos itens e diluir o montante obtido nas despesas fixas.

Esses custos dependem do faturamento para o equilíbrio de suas contas. Alguns exemplos comuns são salários de colaboradores, seguros, utilidades, locação de espaços. Monitorar os gastos variáveis e fixos é necessário para que o faturamento mensal seja suficiente para arcar com os compromissos e ainda obter um lucro líquido satisfatório.

Como os custos fixos e variáveis impactam na lucratividade?

Os custos fixos e variáveis afetam a lucratividade das empresas. Sendo assim, deve-se realizar um mapeamento dos custos para elaborar estratégias que tornem os negócios mais lucrativos. Os custos variáveis, normalmente, são incluídos no preço dos produtos e custeados pelos consumidores. Por esse motivo, é importante observar o mercado e buscar formas para se diferenciar da concorrência.

Negocie com os fornecedores de insumos para obter contratos melhores. Os custos fixos também precisam ser absorvidos por meio de ações que visam o aumento dos ganhos vindos da produção. Tente produzir mais com menos recursos e também agregar valor aos serviços ou produtos para aumentar os preços e, consequentemente, a margem de lucro.

A administração dos custos variáveis e fixos interfere no faturamento e no planejamento financeiro. Geralmente, o gerenciamento desses custos é a solução para as empresas que não geram lucro, apesar de apresentarem faturamento elevado. Companhias que vendem bastante, mas não distribuem dividendos e não conseguem investir, gastam mais do que poderiam.

Leia também: O que é reserva financeira para empresas? Saiba como fazer a sua!

Qual é a importância de gerir os custos?

Gerir os custos é relevante para averiguar a lucratividade da empresa e possibilitar seu crescimento. Quando uma organização gasta menos e fatura mais, sua saúde financeira melhora. As métricas vão mostrar se há problemas no faturamento, e os administradores poderão buscar soluções para aumentar a rentabilidade todos os meses.

Já quando os lucros são poucos, e o faturamento é elevado, provavelmente existem entraves na gestão. Por outro lado, com a lucratividade constante, os empresários poderão reinvestir e fazer os negócios crescerem exponencialmente. Portanto, averiguar e acompanhar os cálculos impacta de forma positiva o desenvolvimento das organizações. O sucesso de uma empresa depende disso.

As empresas têm a função de gerar riquezas para todos os stakeholders envolvidos em seus processos produtivos, colaboradores, fornecedores, clientes, sócios, parceiros, governo. Mas elas não conseguem ser sustentáveis e pagar em dia as suas dívidas se os rendimentos tiverem impactos negativos no orçamento. Assim, acabam amargando prejuízos para os seus proprietários.

A importância de compreender a diferença entre lucro e faturamento é maior para quem tem a tarefa de fazer a empresa funcionar. Esses profissionais precisam conhecer de forma detalhada e mais profunda as contas que envolvem custos fixos e variáveis, lucro e faturamento. Por essa razão, contrate alguém especializado para realizar uma gestão financeira de excelência.

Entendeu por que a empresa fatura, mas não gera lucro? Para que a administração de uma empresa seja bem-sucedida, as informações sobre os seus resultados devem ser precisas. Os resultados que ela gera devem fazer parte dos planejamentos para a tomada de decisões estratégicas pelos seus líderes. Dados concretos podem mudar o destino de uma companhia.

Atravessar e vencer a crise da COVID-19 junto com as empresas

O período da pandemia tem propiciado o fortalecimento de parcerias. Também tem sido uma boa oportunidade para inovar e fazer melhor.

Para nós, da Contabilidade Dias, é gratificante poder ajudar empresas e parceiros nesse momento desafiador. Nosso muito obrigado pela confiança e parceria.

Podem contar conosco, pois sabemos que a jornada ainda não acabou.

Sobre a Contabilidade Dias

Criada há mais de 30 anos, a Contabilidade Dias tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Contabilidade Dias é seu atendimento com excelência de contabilidade para empresas de tecnologia.

Entre em contato já, podemos ajudar você!

Agende uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento. ligue (031) 3271-5531 ou chame a gente no WhatsApp clicando aqui.

Gostou deste artigo? Quer mais conteúdo para manter-se informado sobre o mundo financeiro? Então, siga-nos no Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter e acompanhe todos os nossos posts!

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?