fbpx

Saiba como reduzir os tributos da sua empresa

Um dos principais objetivos de uma empresa é garantir sua eficiência, e isso significa fazer mais com menos recursos.

As organizações estão sempre buscando minimizar seus custos operacionais, seja através do aprimoramento dos procedimentos operacionais e administrativos, seja por meio da redução da carga tributária. Também conhecida como estratégia de elisão fiscal  (forma legal de reduzir tributos).

Algumas iniciativas auxiliam o objetivo de se reduzir os tributos da empresa de forma regular. Basta mover esforços numa análise cautelosa e seguir os passos certos.

Faça um planejamento tributário

É possível decidir qual é a melhor opção de carga tributária para o negócio. Quando feito de forma adequada, um planejamento tributário viabiliza que a empresa encontre as melhores formas de desempenhar suas atividades ao longo dos anos.

O ideal é que se defina também a regularidade com que deve ser feito esse planejamento. Em geral, adotar um planejamento tributário anual é a melhor forma de lidar com a tributação.

Entenda os regimes de tributação

É preciso que se conheça bem qual o enquadramento da empresa, objetivando reduzir os tributos em consonância com as suas atividades e os regimes de tributação aos quais se adéqua:

Simples Nacional

Esse regime é ideal para os empresários com altas ou médias margens de lucro e custos baixos, basicamente, empresas que possuem o consumidor como alvo final. Todavia, é preciso se atentar a uma infinidade de regras de enquadramento nessa categoria.

Lucro presumido

O lucro presumido é um regime compatível com organizações que possuem altas ou médias margens de lucro, folha de pagamento de valor baixo e despesas operacionais pequenas.

Lucro real

A modalidade lucro real é conveniente para as grandes empresas, com as margens de lucro reduzidos, folha de pagamento pouco onerosa e despesas altas, tais como gastos com fretes, consumo de energia elétrica, gastos com locações, sem influência direta do consumidor nessas despesas.

Dica: MEI ou Simples Nacional: saiba qual é a melhor opção para sua empresa

Não negligencie a contratação de um contador

Alguns pequenos empresários acreditam que abrir mão dos trabalhos de um contador ou de escritório de contabilidade contribui para uma maior economia, todavia, o que acontece é justamente o contrário.

Deixar de contar com um profissional especializado para lidar com a parte burocrática do negócio faz com que o micro empresário desvie o foco da gestão e fique demasiadamente sobrecarregado.

Contar com apoio especializado na contabilidade só ajuda a empresa a reduzir custos, não só por meio da escolha de um melhor regime tributário, mas também pela apuração do balanço financeiro da empresa, que passa a ser sempre analisado.

O que se deve ter em mente é que não é preciso burlar a lei para conquistar benefícios do ponto de vista fiscal. Inclusive, a própria legislação oferece alternativas para que as empresas sejam capazes de lidar melhor com os impostos e, dessa forma, garantir seu crescimento.

Em síntese, o ideal é buscar construir uma estratégia de gestão financeira para que se possa reduzir os tributos da empresa. Isso, além de aliviar o peso da carga tributária, viabiliza que investimentos sejam aplicados em outros setores do negócio.

 

Gostou deste artigo? Quer mais conteúdo para manter-se informado sobre o mundo financeiro? Então, siga-nos no Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter e acompanhe todos os nossos posts!

A Contabilidade Dias é um escritório de contabilidade em Belo Horizonte que oferece um atendimento personalizado aos clientes, através da sua capacitada equipe técnica multidisciplinar.

Agende uma consultoria agora mesmo, ligue (031) 3271-5531 ou chame a gente no Whatsapp clicando aqui.