fbpx

Relatório financeiro: tome excelentes decisões na empresa!

O relatório financeiro é uma ferramenta excepcionalmente útil para que os gestores acompanhem os resultados econômicos de seus negócios e garanta a sua saúde financeira. Esse documento fornece dados que auxiliam os empreendedores a tomar as melhores decisões.

Continue a presente leitura para saber como aproveitar dos benefícios dos relatórios financeiros. Aqui vamos conhecer a relevância desses documentos, ensinar como elaborá-los de forma eficiente e, no fim, trazemos as utilidades e sua relação com o tema! Confira!

Importância de ter relatórios financeiros e acompanhá-los

Todo empreendimento tem uma série de compromissos financeiros que não podem ser adiados ou esquecidos. Elaborar um relatório financeiro consiste em colocar no papel contas como despesas, custos, receitas, dívidas etc. Alguns exemplos de relatórios são:

  • fluxo de caixa;
  • demonstração do resultado do exercício (DRE);
  • balanço patrimonial;
  • contas a pagar e a receber;
  • relatório de vendas.

Sem essas informações o gestor não conseguirá saber onde deve alocar o capital da empresa, os investimentos mais adequados ao orçamento, se o negócio está indo bem no mercado, etc. Com a utilização dos relatórios, os empreendedores terão informações completas sobre as finanças, podendo:

  • melhorar o controle orçamentário;
  • ter tomada de decisões mais acertadas;
  • monitorar o desempenho financeiro de cada setor.

Leia também: Como fazer o gerenciamento de custos de uma empresa?

Passos de como fazer um relatório financeiro

Centralizar e padronizar informações

Reúna todas as informações relevantes em um único lugar e os divida em categorias, isso torna a pesquisa por documentos mais ágil e fácil. Por exemplo, o responsável que elaborar balanços conseguirá encontrar os dados imediatamente.

Utilizar um software de gestão é essencial para efetivar essa dica, já que eles aglomeram todos os dados e também os organizam automaticamente.

Automatizar tarefas

Elaborar o relatório financeiro inclui a realização de várias atividades burocráticas, o que é bastante difícil realizar todas as operações de forma manualmente, pois leva grande tempo, está suscetível a erros, entre outros problemas.

A automação das tarefas consiste na utilização de um software de gestão para efetivar tudo de forma mecanizada. Alguns exemplos de atividades que são automatizadas que auxiliam na criação de relatórios financeiros são:

  • planejamento orçamentário: garante controle de receitas e despesas;
  • apurações financeiras: monta diversos relatórios com informações do sistema;
  • conciliação bancária: integração com as contas do banco;
  • envio de arquivos bancários: baixa automática nas contas a pagar e receber no banco.

Tudo isso traz agilidade ao setor financeiro, minimiza a ocorrência de erros, une os dados em um local, entre outros benefícios que tornam a elaboração do relatório financeiro mais rápido, preciso e transparente.

Investir na capacitação do setor financeiro

A capacitação consiste no fornecimento de treinamentos, fornecimento de cursos profissionalizantes, materiais ricos sobre o assunto e outras formas de capacitação dos responsáveis pelo setor financeiro. Essa também é uma tática que valoriza o colaborador, o que melhora a sua produtividade e também permite a retenção de talentos na companhia.

Usar dados para tomadas de decisões

Os relatórios devem ser elaborados para serem interpretados por pessoas que não têm conhecimentos técnicos sobre finanças, pois eles devem ser usados pelos gestores, colaboradores, investidores e outros interessados em saber sobre a situação financeira da empresa.

Por isso, os dados precisam ser gerados utilizando gráficos, planilhas e relatórios fáceis de serem manuseados, editados e atualizados em tempo real, o que também é garantido pelo sistema de gestão.

Leia também: Como organizar as finanças da empresa?

A importância de um sistema financeiro para a empresa

Uma empresa que busca se desenvolver e aumentar cada vez os seus resultados, precisa ter no setor financeiro um software de gestão financeira aliados com uma boa assessoria contábil. O software garante tudo que foi pontuado logo acima e permite que a empresa tenha o melhor e mais completo relatório financeiro para uma excelente tomada de decisão.

Obviamente, recorrer à solução mais simples permite que sua empresa perca menos tempo com rotinas burocráticas. Softwares de gestão contábil alinhados a uma boa assessoria contábil auxiliam no processo e agilizam o trabalho, aumentando o controle sobre os processos internos da empresa. Organizar as informações é essencial e até mesmo uma planilha de controle com os dados das notas fiscais emitidas contra a sua empresa já é uma importante aliada na gestão do seu negócio.

Trata-se de um cuidado que não pode ser visto como um excesso de zelo, mas sim como mais uma atribuição de rotina da sua contabilidade. Portanto, mesmo seguindo um processo manual mais burocrático, não deixe de lado a checagem de dados vitais para a sua companhia.

Gostou deste artigo? Quer mais conteúdo para manter-se informado sobre o mundo financeiro? Então, siga-nos no Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter e acompanhe todos os nossos posts!

A Contabilidade Dias é um escritório de contabilidade em Belo Horizonte que oferece um atendimento personalizado aos clientes, através da sua capacitada equipe técnica multidisciplinar.

Agende uma consultoria agora mesmo, ligue (031) 3271-5531 ou chame a gente no Whatsapp clicando aqui.