O que é DRE e qual sua função na contabilidade das empresas?

Todos os procedimentos e documentações geradas pela gestão contábil de uma empresa são de extrema importância, sendo necessária muita transparência e organização em todas as etapas de elaboração. E isso não difere com o DRE, um dos documentos mais importantes na gestão de um negócio.

O DRE é uma sigla de Declaração do Resultado do Exercício. Se você já ouviu algo sobre gestão e contabilidade de uma empresa, com certeza já deve ter ouvido falar dessa sigla. Mas pode ser que você ainda não faça nem ideia do que ela significa e representa dentro da sua empresa.

No entanto, é essencial que você saiba exatamente sobre o que isso se trata – mesmo que vá contratar um excelente serviço de contabilidade, como empreendedor, sócio ou acionista de uma empresa, você precisa saber como é feito o DRE, o que é considerado na elaboração desse documento e a sua importância para o sucesso da empresa.

Especialmente porque este é um documento que possui muitas funções, tanto ao nível de responsabilidade fiscal e legal, como também para entender melhor o funcionamento e andamento da empresa, sua lucratividade, os prejuízos e as estratégias que devem ser adotadas pela mesma. 

E é tudo isso que vamos explicar hoje para que você se mantenha bem informado sobre a sua empresa!

O que é DRE?

A DRE, como já explicamos previamente acima, é a sigla para Declaração do Resultado do Exercício. Para quem não é do meio contábil, isso acaba não esclarecendo muita coisa. Afinal, são apenas algumas palavras técnicas que não significam nada para quem não está acostumado a ouvi-las e entender seu contexto.

Mas o DRE basicamente é um documento, relatório em que consta todas as operações realizadas pela empresa, de forma resumida e esclarecida.

Entre as operações constatadas na Declaração, estão, principalmente, as contas de receitas, despesas, custos e provisões, resultado líquido da empresa. 

Todos os dados fornecidos devem ser bem calculados e explicitados na documentação, conforme a organização devida. Para a emissão de uma DRE é importante o conhecimento pleno sobre esse relatório, de modo que possa ser feito coerentemente e com todos os dados necessários. 

Pensando de forma mais metafórica, a DRE funciona como um verdadeiro exame de raio-X da sua empresa, por isso é tão importante em todo o processo administrativo. Mas não apenas isso. Ela é, legalmente, um documento obrigatório, do qual a sua empresa precisa emitir e apresentar todos os anos. Portanto, você não deve, de modo algum, negligenciá-la. 

Para que serve a DRE?

Na administração da sua empresa, a DRE tem um valor crucial. Isso porque é um relatório muito importante que permite que você possua uma visão clara e geral sobre o resultado financeiro que a sua empresa está dando.

Nesse relatório, são explicitadas as despesas da empresa, a receita das vendas, o lucro obtido nas operações que a sua empresa realiza, além dos custos dos impostos sobre os produtos vendidos.

A partir de todos esses e outros dados que são extraídos desse relatório, é possível você entender muito bem como a sua empresa está caminhando e quais são os novos caminhos possíveis para ela, de forma que você possa começar a adotar as melhores estratégias para o sucesso do seu negócio. 

Dessa forma, a DRE é um documento fundamental para que seja realizada a gestão estratégica da empresa, considerando em tudo que pode ser feito, o que precisa ser mudado, melhorado e o que está dando certo.

Mas não é apenas isso, esse relatório possui uma importante função para fins legais e fiscais da empresa.

O relatório de Demonstração do Resultado do Exercício é um documento extremamente importante para os gestores, investidores, bancos e também para apresentação ao governo, tendo em vista que expõe as demonstrações financeiras e todos os dados essenciais sobre a formação do lucro e prejuízos da empresa. 

No caso do governo, o DRE é utilizado para a verificação dos impostos, se foram calculados corretamente e pagos. Mas, além disso, a DRE é crucial para que seja traçado o lucro que foi declarado pela DRE com os lucros que os sócios declararam em suas deduções do imposto de renda. 

Por isso, é importante ter máxima atenção na emissão da DRE, a fim de evitar problemas com relação ao governo, que podem gerar muitos prejuízos ao seu negócio e dores de cabeça que facilmente poderiam ser evitadas com a elaboração de um bom relatório, transparente e honesto.

Por sua vez, para os bancos, esse é o documento mais importante para conseguir uma ajuda financeira. Muitas empresas, em diversos momentos, precisam da ajuda de bancos para obtenção de créditos – seja para sair de dívidas, para conseguir reinvestir na empresa, ou qualquer outro motivo.

Mas, a resposta que você obterá da instituição financeira dependerá justamente desse relatório. Isso porque é através do DRE que é possível obter uma análise real da situação da empresa, de modo que seja possível avaliar se cabe fornecer ou não o crédito que foi solicitado. 

Do mesmo modo, os investidores que se interessarem pelo seu negócio, precisam desse documento também para poderem avaliar de forma interna se vale a pena ou não investir na empresa antes de aplicar o dinheiro.

Desse modo, a DRE funciona como esse documento raio-X da sua empresa: expondo exatamente qual é a sua situação e a capacidade dela, passando segurança e confiança para aqueles que precisam desses dados antes de se envolverem com o seu negócio. 

Mas isso nem sempre é um motivo de preocupação. Pois, mesmo que a sua empresa esteja em prejuízo e isso esteja sendo relatado claramente no relatório, não significa que não haverão investidores interessados em aplicar dinheiro na empresa ou instituições financeiras que não estejam dispostas a fornecer crédito.

Como relatamos antes, a partir do DRE é possível observar atentamente as medidas que podem começar a ser tomadas para mudar a situação da empresa. E, com um olhar treinado, isso se torna muito claro. Não precisa ter medo e nem buscar meios de esconder a verdade. A transparência é sempre o melhor caminho!

A DRE é, portanto,  um dos documentos mais importantes a serem gerados pela sua empresa – e você deve estar muito atento para que ele seja bem feito, cumprindo todos os requerimentos. 

Como fazer um DRE?

A DRE deve seguir uma estrutura própria a ser calculada a partir de toda a receita bruta da sua empresa. Os primeiros cálculos são feitos a partir das deduções, a receita líquida, custo da mercadoria vendida, o lucro bruto obtido, despesas com vendas, administrativas e financeiras, e o resultado operacional líquido da empresa.

Em seguida, deve ser detalhado as despesas extras operacionais, o resultado obtido antes do IR e CS e então as provisões de IR e CS. Chega-se, assim, ao resultado líquido da empresa.

No final, o resultado do exercício é o valor apurado seja de lucro ou de prejuízo da empresa, depois de serem lançadas todas as receitas e despesas (conforme acabamos de explicar).

Em caso de lucratividade, os valores são distribuídos entre os sócios ou aqueles que possuem ações na empresa, e, então, deve ser declarado no Imposto de Renda de Pessoa Física de cada um.

Como você já percebeu, a DRE é um dos documentos mais importantes na área contábil da sua empresa. É um relatório que deve ser preparado com máximo de atenção e detalhamento, não deixando nenhuma informação importante de fora.

Legalmente falando, a DRE é um documento que só precisa ser gerado apenas uma vez por ano. No entanto, muitas empresas acabam fazendo isso com muito mais frequência, considerando o caráter de análise e estratégia que a DRE fornece para a administração do negócio.

Desse modo, você pode realizar a sua DRE de forma trimestral, o que possibilita uma análise e acompanhamento mais preciso, permitindo a elaboração de estratégias frequentes e redirecionamento de ações que possibilitem um maior crescimento da empresa.

Isso evitará que a sua empresa enfrente problemas futuramente e, portanto, essa é uma grande responsabilidade que está nas mãos do serviço de contabilidade contratado pela empresa.

Por isso, você deve contratar um serviço sério e responsável que possa te ajuda a elaborar esse relatório do modo adequado, com todas as informações necessárias e os números reais, bem calculados. 

Contar com a ajuda de um serviço de contabilidade especializado é essencial para obter a DRE, com todos os cálculos realizados corretamente de acordo com cada item que é exigido para a DRE da sua empresa.

Atravessar e vencer a crise da COVID-19 junto com as empresas

O período da pandemia tem propiciado o fortalecimento de parcerias. Também tem sido uma boa oportunidade para inovar e fazer melhor.

Para nós, da Contabilidade Dias, é gratificante poder ajudar empresas e parceiros nesse momento desafiador. Nosso muito obrigado pela confiança e parceria.

Podem contar conosco, pois sabemos que a jornada ainda não acabou.

Sobre a Contabilidade Dias

Criada há mais de 30 anos, a Contabilidade Dias tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Contabilidade Dias é seu atendimento com excelência de contabilidade para empresas de tecnologia.

Entre em contato já, podemos ajudar você!

Agende uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento. ligue (031) 3271-5531 ou chame a gente no WhatsApp clicando aqui.

Gostou deste artigo? Quer mais conteúdo para manter-se informado sobre o mundo financeiro? Então, siga-nos no Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter e acompanhe todos os nossos posts!

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?