O que é a Participação nos Lucros e Resultados (PLR)?

Você sabe o que é a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de uma empresa? Esse assunto é muito interessante, entretanto, muitas pessoas desconhecem o que é e como funciona, até mesmo funcionários que têm direito de receber PLR.

Vale ressaltar que a PLR trata-se de um benefício dado aos colaboradores como retribuição da lucratividade da empresa. Mas, não é só isso, tem muito mais aspectos interessantes acerca desse assunto.

Logo, para facilitar seu entendimento, produzimos esse artigo, onde abordaremos os seguintes tópicos:

Calculadora PJ x CLT x Autônomo - Contabilidade Dias

  •   O que é a Participação nos Lucros e Resultados (PLR)?
  •   Para que serve a PLR?
  •   Quais são as principais vantagens da adoção da PLR?

Vamos lá!

O que é a Participação nos Lucros e Resultados (PLR)?

A Participação nos Lucros e Resultados, também conhecida como PLR, é uma forma das empresas recompensarem seus funcionários pelos bons resultados, dando bonificações de acordo com os rendimentos da empresa.

Esse benefício está regularizado na Constituição Federal e também na Consolidação da Legislação Trabalhista (CLT), de acordo com a Lei de número 10.101/2000. Apesar disso, não é um direito de todos os funcionários.

Isso porque ,a adoção da PLR pode depender da iniciativa da empresa. Dessa forma, é facultativo que o negócio adote esse tipo de remuneração para os seus colaboradores, podendo ou não criar um programa de participação.

Além disso, a PLR não substitui o salário do colaborador, visto que, tal é um benefício à parte. Assim, ela é mais semelhante a uma bonificação de acordo com os lucros e resultados do que um complemento salarial.

Agora que você já sabe o que é a PLR, chegou a hora de descobrir como ela funciona na prática! Confira no tópico a seguir.

Leia também: Descubra por que a sua empresa fatura, mas não gera lucro!

Para que serve a PLR?

Apesar de não ser obrigatória para todas as empresas, a adoção da Participação nos Lucros e Resultados serve para engajar e motivar os colaboradores a alcançar resultados cada vez melhores.

Além disso, vale ressaltar que a distribuição do benefício não tem um padrão estabelecido, podendo ser tanto um valor fixo por colaborador ou até mesmo um valor proporcional à contribuição do mesmo para aquele resultado.

Em linhas gerais, os seguintes aspectos são levados em consideração para a distribuição do benefício aos funcionários:

  •   índices de produtividade e qualidade;
  •   Taxas de crescimento do negócio;
  •   Valores de faturamento;
  •   Feedbacks de qualidade dos serviços;
  •   Rendimentos obtidos pela empresa;

Quanto à frequência de pagamentos da PLR, vale destacar que podem variar entre uma ou duas parcelas. Dessa forma, fica a cargo da empresa decidir qual é a melhor periodicidade para o pagamento do benefício.

Diante disso, já alinhamos o que é e para que serve a PRL, portanto, vale descobrir se realmente vale a pena a adoção dessa prática. Por isso, confira no tópico a seguir as principais vantagens da mesma.

Leia também: 6 dicas importantes na distribuição de lucros aos sócios

Quais são as principais vantagens da adoção da PLR?

Considerar quais são as vantagens é muito importante para ponderar se vale ou não a pena a utilização de determinada ferramenta. Por isso, vamos te apresentar as principais vantagens da adoção da PLR pelas empresas:

Cumprimento de metas

A PLR vai depender dos resultados e lucros obtidos pela empresa, portanto, os colaboradores devem bater as metas estabelecidas para que a mesma seja aplicada.

Diante disso, a implementação dessa bonificação em uma empresa serve como um motivador para que as metas sejam batidas e até mesmo ultrapassadas. Isso, por sua vez, é um incentivo à produtividade e beneficia o programa de metas da empresa.

Motivação e engajamento dos colaboradores

O reconhecimento e remuneração de um trabalho são fatores que potencializam muito a motivação e engajamento dos colaboradores.

Dessa forma, funcionários mais engajados são mais tendenciosos a trazer bons resultados e soluções inovadoras, o que além de melhorar os resultados, interfere também na otimização de processos e melhoria de desempenhos.

Aumento da transparência

A transparência pode ser considerada um dos principais fatores para que uma empresa tenha sucesso, tanto internamente quanto externamente. Assim, a adoção da PLR implica em uma gestão mais transparente, o que é muito positivo.

Diante disso, os colaboradores se sentirão mais seguros e confiantes para vestir a camisa da empresa, que por sua vez, passará muito mais credibilidade da sua marca para o mercado.

Logo, diante dessas informações, ficou bem mais fácil a tomada de decisão, certo? Esperamos que esse conteúdo tenha conseguido sanar as principais dúvidas acerca desse assunto.

Atravessar e vencer a crise da COVID-19 junto com as empresas

O período da pandemia tem propiciado o fortalecimento de parcerias. Também tem sido uma boa oportunidade para inovar e fazer melhor.

Para nós, da Contabilidade Dias, é gratificante poder ajudar empresas e parceiros nesse momento desafiador. Nosso muito obrigado pela confiança e parceria.

Podem contar conosco, pois sabemos que a jornada ainda não acabou.

Sobre a Contabilidade Dias

Criada há mais de 30 anos, a Contabilidade Dias tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Contabilidade Dias é seu atendimento com excelência de contabilidade para empresas de tecnologia.

Entre em contato já, podemos ajudar você!

Agende uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento. ligue (031) 3271-5531 ou chame a gente no WhatsApp clicando aqui.

Gostou deste artigo? Quer mais conteúdo para manter-se informado sobre o mundo financeiro? Então, siga-nos no Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter e acompanhe todos os nossos posts!

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?