Informe de rendimentos - enrenda o que é - Site

Informe de rendimentos: entenda o que é

Um dos principais documentos necessários para a Declaração de Imposto de Renda é o informe de rendimentos. Isso porque ele comprovará tudo que o contribuinte recebeu em determinado ano. Quem for passar pelos trâmites da declaração, precisa reunir esses documentos com antecedência. Essa medida é relevante para que o contribuinte possa realizar a declaração de forma mais tranquila e assertiva, e assim reduzir as possibilidades de cair na malha fina. Para conseguir o informe de rendimentos basta entrar em contato com a fonte pagadora do ganho que você pretende ter acesso. Apesar de esse documento ser procurado principalmente nesses períodos de declaração, ele pode ser utilizado em outras atividades, como na busca por empréstimos, financiamentos etc. Dada a importância do IR, elaboramos esse artigo para que você possa entender melhor sobre o que é esse documento e a utilização dele.

O que é informe de rendimentos? 

O informe de rendimentos é um documento com as principais informações acerca dos ganhos recebidos em determinado período, geralmente, refere-se ao ano anterior. Esse documento tem todos os rendimentos tributáveis e isentos de impostos. Como existem diferentes tipos de informe de rendimentos, eles podem constar ganhos como salário, investimento e aplicações financeiras, posição dos ativos, dentre outras informações. Ou seja, ele informará (no sentido mais literal da palavra) todas as operações feitas naquela instituição.

Para que serve o informe de rendimentos?

A principal utilização do informe de rendimentos é no processo de Declaração de Imposto de Renda. É ele que fornece as informações financeiras mais detalhadas e demonstra os ganhos que um indivíduo teve. Para evitar problemas com a Receita Federal, o contribuinte que for utilizar o IR na declaração precisa ter muita atenção ao comprovar os valores. Ou seja, cada centavo precisa estar bem contabilizado.

Calculadora PJ x CLT x Autônomo - Contabilidade Dias

Tipos de informe de rendimentos

Como há diferentes tipos de renda que uma pessoa pode ter, assim também há diversos tipos de IR. Dentre eles, podemos destacar:

IR da Empresa

Esse tipo diz respeito ao comprovante que as empresas podem enviar aos colaboradores. Geralmente esse envio é feito até o último dia do mês de fevereiro. Nele deve ser inserido o valor dos proventos retidos na fonte pagos ao funcionário durante os meses de exercício. O funcionário pode buscar esse informe de rendimentos no RH da empresa.

IR do Banco

É possível acessar o IR gerado por um banco pelo próprio sistema da instituição financeira, que geralmente é no site ou aplicativo. No período que antecede e até mesmo, durante a Declaração de Imposto de Renda, os bancos destacam esse serviço e inclusive fazem o envio do informe com antecedência. O documento comprova todas as operações feitas no banco, principalmente comprovando os rendimentos, até em casos de saldos zerados. 

IR do INSS

Os benefícios concedidos pelo INSS também geram informe de rendimentos. É possível ter acesso a esse documento por meio do site, ao acessar a plataforma Meu INSS, ou agendando um horário e comparecendo com documentos pessoais em uma agência. Este documento é emitido para aposentados e pensionistas, mas também para qualquer pessoa que obteve algum benefício do INSS, com o auxílio doença.

IR de Funcionários Públicos

Para quem é servidor público, o informe de rendimentos pode ser gerado pela registro do funcionalismo público, que é a plataforma em que esse colaborador tem acessos a informações financeiras como contracheque, férias, margem consignável, etc. O informe de rendimentos de funcionários públicos federais é emitido pelo Portal do Servidor, sendo necessário ter login com CPF e senha.

IR de Investimentos

Os investidores também podem solicitar o informe de rendimentos das corretoras em que realizam operações. Quem irá declarar esses valores, precisa informar impostos retidos na fonte e investimentos não tributáveis. Assim como no caso dos bancos, o investidor consegue acessar tais informações pelo site da instituição ou pelo aplicativo. 

Onde retirar o informe de rendimentos? 

Os contribuintes podem retirar o informe de rendimentos na internet, geralmente no formato de PDF, ou até impressos, quando o pedido é feito no local presencial. É importante entender que ambos têm o mesmo valor e devem conter as mesmas informações.

Leia também: Minha empresa precisa de contador? Entenda os motivos.

Informe de rendimentos PJ

Assim como as pessoas físicas precisam declarar seus impostos, as pessoas jurídicas, ou seja, as empresas, também passam por esse processo tributário. Nesse caso específico, as fontes pagadoras enviam às empresas um informe com os valores sujeitos à retenção na fonte, de modo que sirva para a movimentação anual da instituição. É importante que as empresas tenham acesso a esse documento, pois ele pode gerar determinados benefícios à instituição como retenções e abatimentos no IRPJ. 

Atravessar e vencer a crise da COVID-19 junto com as empresas

O período da pandemia tem propiciado o fortalecimento de parcerias. Também tem sido uma boa oportunidade para inovar e fazer melhor.

Para nós, da Contabilidade Dias, é gratificante poder ajudar empresas e parceiros nesse momento desafiador. Nosso muito obrigado pela confiança e parceria.

Podem contar conosco, pois sabemos que a jornada ainda não acabou.

Sobre a Contabilidade Dias

Criada há mais de 30 anos, a Contabilidade Dias tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Contabilidade Dias é seu atendimento com excelência de contabilidade para empresas de tecnologia.

Entre em contato já, podemos ajudar você!

Agende uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento. ligue (031) 3271-5531 ou chame a gente no WhatsApp clicando aqui.

Gostou deste artigo? Quer mais conteúdo para manter-se informado sobre o mundo financeiro? Então, siga-nos no Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter e acompanhe todos os nossos posts!

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?