fbpx

Home Office: vantagens para colaboradores e empresas

A dinâmica de trabalho vem sofrendo mudanças ao longo do tempo, e uma das mais significativas foi o surgimento do trabalho home office. Esse modelo tem se tornado cada vez mais comum, uma vez que pode acarretar diretamente na diminuição de custos e aumento da produtividade.

Tanto as empresas quanto os trabalhadores são beneficiados pelo desenvolvimento remoto das tarefas. Entretanto, muitos gestores ainda não sabem se o home office é uma boa ideia para o negócio.

Nesse texto, vamos demonstrar as principais características dessa nova modalidade e o porquê ele pode ser uma excelente alternativa para diversas empresas.

Leia mais: Como organizar as finanças da empresa?

que é o Home-office?

É o trabalho realizado em espaço alternativo ao escritório da empresa. Nessa modalidade, prevista no art. 75-A e seguintes da CLT, é possível que o funcionário execute as atividades profissionais por intermédio de ferramentas tecnológicas como notebooks, smartphones e tablets em qualquer lugar, sem que haja diminuição na qualidade do trabalho ou na sua eficiência.

E como funciona na prática?

O modelo home office não prevê um controle de jornada de trabalho, embora o direcionamento de atividades feito pela empresa ao trabalhador deve guardar compatibilidade com a carga horária de trabalho normalmente atribuída para o desempenho das atividades designadas.

Em situações específicas, o colaborador poderá comparecer à empresa para a concretização de atividades que não podem ser executadas remotamente, entretanto essa presença não retira a classificação do contrato de trabalho como home office, a qual é formalizada via contrato de trabalho.

Como é feito o controle da produtividade?

Uma vez que não possui um controle de jornada de trabalho, os gestores podem gerenciar os empregados que trabalham em domicílio, mediante:

  1. Fixação de metas de desempenho a serem atingidas e monitoramento do cumprimento das mesmas;
  2. Observação da adaptação do empregado ao sistema;
  3. Aferição da qualidade do trabalho e da produtividade;
  4. Realização de reuniões presenciais habituais para discussão e análise de trabalho;
  5. Manutenção de relatórios de acompanhamento das atividades.

Quais as vantagens do Home Office?

Uma das principais vantagens da adoção do trabalho em domicílio é a otimização do tempo do trabalhador, que não precisa se deslocar de casa para o trabalho, deixando de despender precioso tempo no trânsito das grandes cidades.

Por conta da liberdade e conforto proporcionados, o home office é um forte atrativo para inúmeros colaboradores. Cada vez mais, as pessoas estão buscando empresas que ofereçam mais do que bons salários, o que atrai por sua vez os melhores colaboradores.

Para as empresas as vantagens também são consideráveis, pois, além de contarem com trabalhadores mais satisfeitos e menos desgastados, o que resulta em maior e melhor produção, a prática acarreta diretamente diminuição de custos como ocupação de menor espaço físico, menores gastos com vale transporte, café, água, luz, material de higiene, limpeza, entre outros.

Leia mais: Quanto custa demitir um funcionário?

Posso contratar qualquer pessoa para trabalhar via home office?

Não. O candidato a trabalhar nessa modalidade deve ter uma boa dose de auto-organização e comprometimento com as atividades de sua responsabilidade.

Para o bom êxito desta forma de trabalho, apesar da flexibilização do horário, o trabalhador deve estabelecer e cumprir uma rotina de trabalho, estar on-line, possibilitando a interação com a equipe de trabalho, manter-se atualizado e cumprir prazos de entrega.

Considerações Finais

Pode ser extremamente vantajoso, tanto para a empresa quanto para o empregado essa nova modalidade de contrato de trabalho, uma vez que o tempo de trabalho é otimizado e a redução de custos é evidente.

Entretanto, é imprescindível que a prestação do serviço nessa modalidade conste de forma expressa no contrato individual de trabalho. Além disso, é importante a empresa observar o perfil do candidato a ser contratado para essa modalidade, bem como a infraestrutura tecnológica que deve ser compatível com as tarefas a serem realizadas por este profissional.

Após observados esses quesitos fundamentais para a manutenção do Home Office, você já poderá coloca-lo em prática. Não se esqueça, entretanto, que também será preciso avaliar o desempenho dos colaboradores assim como é feito nas dependências da empresa.

Gostou deste artigo? Quer mais conteúdo para manter-se informado sobre o mundo financeiro? Então, siga-nos no Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter e acompanhe todos os nossos posts!

A Contabilidade Dias é um escritório de contabilidade em Belo Horizonte que oferece um atendimento personalizado aos clientes, através da sua capacitada equipe técnica multidisciplinar.

Agende uma consultoria agora mesmo, ligue (031) 3271-5531 ou chame a gente no Whatsapp clicando aqui.