Gestão Financeira em Clínicas Médicas: Tudo que você precisa saber

A gestão financeira em clínicas médicas ainda é um bicho de sete cabeças para muitos profissionais. Com uma formação na área médica, nem sempre os empreendedores desse segmento entendem profundamente de negócios e empreendedorismo.

Acostumados a lidar com a saúde do paciente, acabam não dando a devida atenção às finanças da clínica e no final quem adoece é a empresa. Aliás, diante de um cenário tão diferenciado —  formado por prontuários, receitas, exames, laudos, entre outros — o empreendedor médico acaba não compreendendo direito sobre fluxo de caixa e deixa a gestão financeira em segundo plano.

Se você chegou até nosso artigo, é porque o controle financeiro deve estar fugindo do controle, e você precisa urgentemente de uma solução. A boa notícia é que você veio ao lugar certo! 

E-book gratuito Finanças na pandemia

Neste ebook, abordamos sobre estratégias que você poderá tomar para que a sua empresa tenha menos dificuldades durante a quarentena e, desta forma, mantenha ativo o seu ritmo de negócios, gerando lucro para você. Clique aqui para baixar.

Confira em nosso artigo o que a gestão financeira em clínicas médicas e porque você deve dar atenção especial a essa área. Siga a leitura!

O que é gestão financeira?

Não importa o tamanho do negócio, todos eles possuem uma gestão financeira. Em clínicas médicas não é diferente e ela ocorre naturalmente, ao se analisar as entradas e saídas financeiras, cuidando para que as contas possam ser pagas sem comprometer o orçamento.

Tal prática já é considerada como uma espécie de gestão financeira em clínicas médicas, mas há muito mais coisa envolvida. Um ponto que merece especial atenção é o fluxo de caixa, que precisa ser feito de forma diferenciada, inserindo todos os lançamentos de entrada e saída de recursos.

Cabe a gestão financeira ainda a análise e registro de todos os contratos com operadoras de planos de saúde, que são as principais responsáveis pela entrada de recursos na clínica, além de cuidar do recebimento de particulares e outras formas de recursos que entram no caixa. 

A gestão financeira deve ainda dar atenção a toda saída de recursos, seja com despesas operacionais ou do dia a dia da clínica médica, como insumos, medicamentos, impostos, contas, compra de equipamentos, salários e novos investimentos visando a melhoria do atendimento.

É por meio de uma gestão financeira eficiente que o empreendedor toma as principais decisões em relação ao seu negócio, já que com tais dados ele tem uma ampla visão do consultório, encontrando problemas e os corrigindo o mais rapidamente possível. Como resultado final, há uma melhor satisfação do paciente.

Leia mais: Por que o planejamento financeiro é tão importante para a sua empresa

Como fazer a gestão financeira em clínicas médicas?

Uma gestão financeira eficiente requer atenção há várias áreas, e deve ser executada por um profissional. Lembre-se que esta pessoa será a responsável em cuidar de todas as finanças de sua clínica, e deixar isso na mão de alguém sem o conhecimento necessário, ou então delegar a algum parente, pode não ser uma boa saída. 

Internamente alguns processos precisam ser adotados, tais como:

Acompanhe a movimentação de caixa

Para garantir uma gestão financeira em clínicas médicas correta é necessário estar atento ao fluxo de caixa. Toda entrada e saída de recursos deve ser monitorada diariamente, prestando atenção aos vencimentos de pagamentos e datas de entrada de recebíveis. Além do controle interno, é necessário cruzar dados com a conta bancária para verificar se não há inconsistência nas informações.

Tenha um controle os custos

Saber exatamente quais são os custos da sua clínica médica é essencial, permitindo que você tenha noção de quanto gasta para realizar cada tipo de procedimento, auxiliando inclusive na precificação de suas consultas. E é necessário que todos os gastos — de aluguel, água, energia elétrica, impostos, entre outros — entrem no controle.

Utilize o padrão TISS

Definido como padrão pela Agência Nacional de Saúde (ANS), a Troca de Informação de Saúde Suplementar (TISS) deve obrigatoriamente ser adotada por sua clínica médica na coleta e análise de dados para a emissão de guias de procedimentos e consultas. O padrão TISS garante ainda que o pagamento pelos serviços prestados sejam feitos de forma segura, unificando ainda as informações dos pacientes em um mesmo arquivo.

Tenha controle do estoque

Cuidar do estoque também faz parte de uma gestão financeira em clínicas médicas. Afinal de contas, com materiais e insumos tão complexos, tudo deve ser cuidadosamente armazenado, registrado e controlado. Ao ter esse cuidado especial, toda compra é feita no momento certo, evitando sua falta ou que fique muito tempo parada na clínica, podendo inclusive ter seu prazo de validade atingido e gerando prejuízos à empresa.

Gestão de custos e formação de preço da consulta

Como você observou ao longo do nosso artigo, a gestão financeira em clínicas médicas têm um papel muito mais importante do que apenas controlar entradas e saídas de recursos da sua empresa. 

Ela tem a função ainda de cuidar da saúde financeira do negócio, analisar profundamente a gestão de custos e acaba sendo responsável em determinar qual o preço da consulta médica, sabendo se é possível tornar-se mais competitivo reduzindo o valor, ou se é necessário aumentar o preço para equilibrar as contas.

Como também lembramos, terceirizar a gestão financeira pode ser uma excelente alternativa, já que você contará com uma equipe especializada cuidando de todas as finanças da sua clínica médica, evitando erros e fornecendo dados para que você possa tomar sempre a melhor decisão em relação ao seu negócio.

Gostou deste artigo? Quer mais conteúdo para manter-se informado sobre o mundo financeiro? Então, siga-nos no Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter e acompanhe todos os nossos posts!

A Contabilidade Dias é um escritório de contabilidade em Belo Horizonte que oferece um atendimento personalizado aos clientes, através da sua capacitada equipe técnica multidisciplinar.

Agende uma consultoria agora mesmo, ligue (031) 3271-5531 ou chame a gente no WhatsApp clicando aqui.

E-book gratuito Como abrir uma Empresa

Neste ebook contém um guia prático com todos os passos necessários para você abrir sua empresa e obter sucesso em seu negócio. Clique aqui para baixar.