Gestão financeira eficiente: 5 ações para reduzir custos

Neste artigo, vou falar sobre a importância da gestão financeira eficiente, trazer 5 dicas de como fazer essa administração e reduzir os custos da sua empresa. Porém, antes de falarmos sobre o assunto, vou fazer 3 perguntas para que você possa refletir. Veja a seguir.

  • Você já efetuou algum pagamento atrasado que implicou em juros e multas por falta de um controle financeiro adequado?
  • Já misturou as finanças da sua empresa com suas finanças pessoais?
  • Já chegou no fim do mês sem saber para onde foi todo o seu dinheiro?

Se em ao menos uma das perguntas você respondeu que sim, saiba que essa é também a realidade de muitas empresas que não têm uma gestão financeira eficiente. Infelizmente, é normal vê-las em descontrole financeiro.

A ausência de um controle de fluxo de caixa ou um acompanhamento inadequado, não dá a visibilidade da disponibilidade financeira futura — que é base para um bom planejamento financeiro. Acompanhe o artigo e entenda como evitar isso.

E-book gratuito Finanças na pandemia

Neste ebook, abordamos sobre estratégias que você poderá tomar para que a sua empresa tenha menos dificuldades durante a quarentena e, desta forma, mantenha ativo o seu ritmo de negócios, gerando lucro para você. Clique aqui para baixar.

Como podemos investir em informações para tomada de decisão?

categorização das despesas pode ajudar você a ter uma noção de quais gastos são os mais relevantes para o seu negócio, e que você deve sempre monitorar para um bom desempenho financeiro.

Outro fator importante é a automação de processos, como: faturamento, cobrança, e conciliação bancária.

Por exemplo, um processo de faturamento que tem várias etapas (faturar, emitir boleto, emitir nota fiscal, enviar arquivo para o banco, etc.) pode ter seu tempo reduzido de forma considerável com o uso da ferramenta automatizada, o que traz um ganho de produtividade considerável para sua empresa.

Sobretudo, também não podemos deixar de citar o acesso à informação de forma fácil e ágil para tomada de decisão. Afinal, uma decisão errada, baseada em números equivocados, pode trazer um prejuízo incalculável para a empresa, podendo até mesmo causar o encerramento de suas atividades.

Quais são as 5 medidas de uma gestão financeira eficiente?

Para facilitar o entendimento, ficará mais claro se pontuarmos as principais ações que você deve tomar para ter a gestão financeira eficiente do seu negócio. As medidas são pontuadas em 5 pontos primordiais.

1. Saúde financeira

Analise o resultado econômico de sua empresa todo mês. Assim como o corpo humano que precisa de cuidados para se manter saudável, as empresas também precisam para garantir a saúde financeira. Principalmente, algumas atitudes que você precisa para garantir o financeiro saudável são as seguintes.

  • ser organizado;
  • prever gastos;
  • estipular metas;
  • avaliar ofertas;
  • fugir do cheque especial e empréstimos de juros altos;
  • deixar o dinheiro render;
  • controlar os gastos.

2. Fluxo de caixa

Analise o fluxo de caixa de sua empresa frequentemente! Não é de hoje que falamos aqui no blog sobre a importância de realizar essa análise.

Uma atitude errada (e que não é incomum) é os empresários ou gestores olharem apenas para as novas vendas e contratos sem observar o dinheiro que sai. Afinal, estamos falando, por exemplo, as despesas fixas e das variáveis.

Essa atitude faz parecer que a empresa tem dinheiro sobrando e dando margem para que sejam tomadas decisões equivocadas. Além disso, faz com que se gaste mais dinheiro do que realmente se pode, incorrendo em endividamentos desnecessários.

3. Análise das finanças

Sempre reserve tempo para analisar seus gastos. Há sempre uma oportunidade de corte, principalmente naquelas contas mais significativas.

Analisar as finanças não significa fazer corte de tudo e em todas as áreas da empresa, mas principalmente perceber o que pode ser cortado sem causar impacto na organização de modo geral. A folha de pagamento referente aos colaboradores, por exemplo, deve ser mantida.

Assim como na nossa vida pessoal, sempre há gastos desnecessários que podem ser evitados, e assim, usar o dinheiro de outra forma que traga resultados para a empresa. Isso corresponde ao conceito de destinação inteligente de recursos.

4. Sistema de automação e análise

Use um sistema informatizado para ajudar na automação dos processos e análise dos números.

É importante ter a consciência de que com o aumento das informações, principalmente no setor financeiro, a tecnologia ocupa o papel de melhor aliada para o sucesso de uma empresa.

Com um sistema automatizado, os colaboradores — entre eles os gestores — podem garantir alta produtividade e geração de relatórios com dados confiáveis para uma tomada de decisão adequada.

5. Relacionamento com o cliente

Não esqueça que a qualidade do serviço impacta no resultado financeiro. Clientes satisfeitos indicam outros clientes. Assim como, clientes insatisfeitos cancelam os seus serviços e podem deixar você no vermelho, além de propagar uma imagem ruim do seu negócio.

Portanto, invista em treinamentos e capacitações para seus colaboradores. Garantir que tanto seus produtos e serviços quanto o atendimento estão sendo feitos com qualidade, fará o seu cliente ficar satisfeito e assim contribuir para o marketing boca a boca.

É sempre bom deixar enfatizado que o marketing falado é um dos mais eficientes que existe, pois o custo para atrair um novo cliente é praticamente zero e ainda pode ser considerado uma informação importante para avaliar a qualidade dos seus produtos presentes no mercado.

A importância da Contabilidade Consultiva

Você sabia que as principais causas de falência das empresas são originadas devido a falta de acompanhamento?

Através das movimentações financeiras de uma empresa, o profissional consegue identificar se há excesso de dívidas em aberto, falta de mecanismo de controle financeiro, piora nos resultados, entre outros sinais que implicariam em falência. Assim, um contador que não preza por esses detalhes, não consegue fornecer um desenvolvimento sustentável para os negócios.

Visando esse cenário, a contabilidade consultiva trabalha com práticas de gestão. Através delas, é possível tornar uma empresa lucrativa, organizada e saudável. Se você tem um negócio ou deseja constituir um, deve buscar por um profissional que forneça:

– Planejamento tributário, financeiro e estratégico

– Ferramentas de controle financeiro

– Preparo para sua empresa para atender a demanda

Gostou deste artigo? Quer mais conteúdo para manter-se informado sobre o mundo financeiro? Então, siga-nos no Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter e acompanhe todos os nossos posts!

A Contabilidade Dias é um escritório de contabilidade em Belo Horizonte que oferece um atendimento personalizado aos clientes, através da sua capacitada equipe técnica multidisciplinar.

Agende uma consultoria agora mesmo, ligue (031) 3271-5531 ou chame a gente no Whatsapp clicando aqui.

E-book gratuito Como abrir uma Empresa

Neste ebook contém um guia prático com todos os passos necessários para você abrir sua empresa e obter sucesso em seu negócio. Clique aqui para baixar.