Gestão de custos fixos e variáveis: aprenda agora como fazer

Uma gestão eficiente de custos fixos e variáveis é fundamental para toda empresa que busca manter sua saúde financeira. Afinal, o processo engloba várias atividades com o intuito de administrar os valores que saem da empresa, identificar e cortar gastos necessários, controlar o fluxo de caixa de forma rigorosa, além de outras estratégias capazes de garantir melhores resultados em caixa e o sucesso do negócio.

No entanto, essa não é uma tarefa tão simples assim para alguns gestores. Para simplificar esse processo, elaboramos algumas dicas que podem ser implementadas durante a gestão dos custos fixos e variáveis. Confira!

Quais as diferenças entre os custos fixos e variáveis?

Para manter uma gestão eficiente, é necessário conhecer o que esses custos representam e quais as suas diferenças.

Calculadora PJ x CLT x Autônomo - Contabilidade Dias

Custos fixos

Trata-se do custo que continua fixo, independentemente do volume de produção. Assim, mesmo que esse ritmo sofra alterações, o montante continuará estático. Por exemplo:

  • serviços de segurança;
  • limpeza;
  • aluguel;
  • manutenção de equipamentos;
  • planos de telefonia;
  • salários dos funcionários, entre outros.

É importante salientar que existem oscilações nesses custos, como o que ocorre no reajuste no aluguel. Contudo, as variações são mínimas ou só acontecem de tempos em tempos.

Custos variáveis

São os custos que seguem o ritmo de produção do negócio, sofrendo mudanças conforme o tempo. Sendo assim, eles se alteram de acordo com o volume de vendas e a prestação de serviços. Quando uma empresa gasta matéria-prima para desenvolver seus produtos, os custos vão aumentar ou abaixar, considerando a demanda pelo item, por exemplo:

  • compra de insumos;
  • energia elétrica;
  • gasto de combustível;
  • comissão sobre as vendas;
  • pagamento de hora extra.

Como realizar a gestão de custos fixos e variáveis corretamente?

Existem algumas dicas que podem ser aplicadas como forma de proporcionar uma gestão de custos fixos e variáveis de forma efetiva. Veja quais são!

Realize um planejamento preciso

A elaboração de um planejamento financeiro preciso é uma medida que não pode faltar nesse processo. Então, defina objetivos e metas conforme a real situação do negócio e estabeleça uma rotina para cuidar das contas.

Esse planejamento vai possibilitar que a empresa consiga prever os custos e despesas necessários para o pleno funcionamento das atividades, além de averiguar se as entradas e saídas estão dentro do orçamento previsto. Dessa forma, gera uma melhor previsibilidade a respeito da rentabilidade da organização no decorrer do ano e consegue tomar as decisões mais adequadas para o alcance de melhores resultados.

Faça um levantamento dos custos

Outra prática recomendável é a de classificar os custos e realizar um levantamento dos mesmos. Nesse caso, o ideal é lançar todos os custos de cada dia, por menores que sejam, no local adequado ao da sua classificação. Esse cuidado é essencial para que consiga compreender melhor onde o dinheiro da empresa está sendo aplicado.

Administre os custos com frequência

Uma boa gestão de custos fixos e variáveis exige rigidez e constância. Para isso, faça o monitoramento de todas as entradas e saídas do caixa com frequência. Dessa forma, será possível realizar projeções, identificar erros e desfalques, bem como estudar estratégias que reduzam esses gastos para elevar a lucratividades e, assim, conquistar o desenvolvimento da empresa.

Conte com bons controles internos

Além de entender melhor e de forma precisa os números do negócio, é necessário promover controles que evitem desperdícios e que gerem uma cultura interna de redução de custos, tanto em relação ao presente quanto ao futuro, permitindo um melhor planejamento e orçamento.

Um exemplo do que pode ser feito durante esse controle interno está a implementação de um bom processo de compras, que abrange desde a solicitação (averiguando se ela é realmente necessária) até a cotação de fornecedores, a negociação de valores, a forma de pagamento, os prazos, a aprovação de orçamentos, entre outras ações.

Esteja atento aos impostos

Uma gestão eficiente dos custos fixos e variáveis também envolve o total conhecimento a respeito dos impostos e tributos que a organização deve pagar. Assim, é possível cumprir todas as obrigações previstas em lei e ficar em dia com os órgãos fiscalizadores, evitando a ocorrência de autuações fiscais e aplicação de multas e penalidades por desconformidades.

Conte com o auxílio da tecnologia

Realizar esse controle de forma manual não é uma tarefa simples, além de aumentar a incidência de erros. Por esse motivo, o ideal é contar com uma ferramenta que seja capaz de facilitar esse processo, como um software de gestão.

Por meio dele, é possível focar melhor o negócio, gerenciar e promover uma visão completa dos processos, o que permite o diagnóstico de falhas e problemas, bem como o acompanhamento de indicadores e emissão de relatórios gerenciais. Também promove uma visão mais abrangente das despesas atuais e da operação em geral. Entre seus principais benefícios, estão:

  • aumenta a eficiência dos processos;
  • melhora os lucros;
  • permite uma maior análise dos gastos, identificando desperdícios;
  • equilibra as receitas e despesas, principalmente, os custos fixos.

Invista em treinamento para equipe

Uma maneira de garantir os resultados adquiridos com uma gestão de custos fixos e variáveis é investir no treinamento da equipe. Funcionários e que estejam alinhados com a cultura e os objetivos do negócio vão conseguir aproveitar muito melhor a matéria-prima para o desenvolvimento de produtos e serviços, além de tomar os cuidados necessários para reduzir custos, por exemplo, com o consumo consciente de energia, água, entre outros.

Como pode perceber, ao implementar as estratégicas corretas para manter uma boa gestão dos custos fixos e variáveis, é possível alcançar resultados financeiros bastante satisfatórios para a empresa.

Atravessar e vencer a crise da COVID-19 junto com as empresas

O período da pandemia tem propiciado o fortalecimento de parcerias. Também tem sido uma boa oportunidade para inovar e fazer melhor.

Para nós, da Contabilidade Dias, é gratificante poder ajudar empresas e parceiros nesse momento desafiador. Nosso muito obrigado pela confiança e parceria.

Podem contar conosco, pois sabemos que a jornada ainda não acabou.

Sobre a Contabilidade Dias

Criada há mais de 30 anos, a Contabilidade Dias tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Contabilidade Dias é seu atendimento com excelência de contabilidade para empresas de tecnologia.

Entre em contato já, podemos ajudar você!

Agende uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento. ligue (031) 3271-5531 ou chame a gente no WhatsApp clicando aqui.

Gostou deste artigo? Quer mais conteúdo para manter-se informado sobre o mundo financeiro? Então, siga-nos no Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter e acompanhe todos os nossos posts!

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?