Contabilidade para Clínica Médica: Por que é tão importante?

Os profissionais de saúde sabem da importância de manter as finanças em dia. Por isso, contar com um escritório de contabilidade para clínica médica é considerada uma excelente opção. Melhor ainda se o contador for especializado na área.

Esse diferencial é fundamental em virtude dos detalhes que envolvem as clínicas, seja na área tributária, seja na área fiscal. Logo, um profissional com expertise nesse segmento pode ser uma peça essencial em termos de competitividade de mercado. Além disso, manter questões burocráticas e tributárias em dia não é nem questão de luxo, mas sim de necessidade.

Para você entender porque a contabilidade para clínica médica é tão importante, confira esse artigo e tire suas dúvidas agora mesmo. Vamos lá?

Calculadora PJ x CLT x Autônomo - Contabilidade Dias

Visão estratégica do negócio

Vamos falar a verdade: quando você fez sua graduação, pode até ter visto sobre finanças e administração, mas, o foco principal sempre foi o atendimento à saúde. Por isso, delegar tal função para um profissional da área é crucial para que tudo seja feito dentro da legalidade. 

Assim, enquanto o profissional contábil se preocupa com questões tributárias, burocráticas e financeiras, você pode dedicar sua atenção à saúde dos pacientes e ao crescimento de sua clínica médica. E com base em relatórios e informações fornecidas pelo seu contador, você pode tomar sempre a melhor decisão. Este, por si só, já é um dos principais motivos para você contar com uma contabilidade especializada em clínicas médicas.

Auxílio nas questões burocráticas

Outro fator fundamental para se considerar são as questões burocráticas que envolvem qualquer negócio. E na área médica ela é maximizada, por conta de legislações, portarias e resoluções que regem o setor. Nesse quesito, um contador pode lhe auxiliar com toda a documentação para que seu negócio seja formalizado e legalizado.

Um escritório de contabilidade pode também lhe auxiliar na formalização de uma sociedade empresarial. Além de encaminhar todo o processo documental, ele será responsável em repassar as informações consideradas essenciais para a constituição de uma empresa, qual o melhor regime tributário a ser escolhido, quais impactos os impostos causarão em suas finanças, entre muitos outros detalhes.

Um ponto que vale a pena destacar é que, no caso de clínicas médicas, a forma de tributação muda quando é constituída a sociedade entre médicos, e também é diferente quando os sócios são formados por médicos e profissionais de outras áreas, como um administrador.

Desta forma, é muito importante ter um profissional que seja especializado no assunto ao seu lado, tirando todas as suas dúvidas e o orientando sobre qual a melhor escolha. Isso lhe dá maior segurança para não cometer nenhum erro.

Estratégias na contabilidade para clínica médica

Para se manter competitivo no mercado, diante de uma concorrência cada vez maior, é necessária estratégia e visão global da sua área de atuação. Uma medida bastante eficaz é olhar com uma “lupa” seu regime tributário. Afinal de contas, qualquer imposto que possa ser economizado pode ser um grande diferencial no dia a dia da sua clínica.

Um contador especializado em clínica médica saberá analisar qual o melhor regime tributário para sua empresa e que pode significar redução da carga tributária que você paga, além de indicar pontos onde pode ocorrer isenção de impostos e benefícios fiscais.

Mas para isso, é fundamental que o profissional conheça profundamente sua clínica, desde quais sócios compõem a empresa, e balanços financeiros e relatórios. É com base em tais informações que ele desenvolverá o estudo necessário para apontar qual a melhor estratégia para redução de tributos.

Atenção à legislação trabalhista

Um excelente profissional contábil também lhe auxiliará em toda a legislação trabalhista. Afinal de contas, não tem como você não ter funcionários em sua clínica médica — seja na recepção, seja no auxílio a eventuais procedimentos. Por isso, é vital que todos estejam devidamente registrados.

Neste ponto, um escritório de contabilidade para clínica médica saberá lhe orientar sobre os direitos trabalhistas de cada colaborador, e quais cálculos são necessários para sua remuneração. Lembre-se que mais que salário, é preciso calcular férias, 13º salário, horas-extras e outros eventuais benefícios que você pode oferecer a seus funcionários.

É necessário especial atenção ainda à Previdência Social e pagamento dos encargos referentes a cada contratação. Isso requer bastante atenção, já que um erro pode representar sérios problemas para a sua empresa.

Um contador o orientará ainda sobre o pagamento exato, evitando que você tenha gastos extras e não previstos dentro de sua clínica médica.

Como você viu, a contabilidade para clínica médica é essencial nos dias de hoje e pode ser a diferença para um futuro de sucesso do seu negócio. Se você ainda não tem um profissional contábil especializado no seu lado, não perca mais tempo. Entre em contato agora mesmo com a Contabilidade Dias e conheça nossas vantagens! 

Atravessar e vencer a crise da COVID-19 junto com as empresas

O período da pandemia tem propiciado o fortalecimento de parcerias. Também tem sido uma boa oportunidade para inovar e fazer melhor.

Para nós, da Contabilidade Dias, é gratificante poder ajudar empresas e parceiros nesse momento desafiador. Nosso muito obrigado pela confiança e parceria.

Podem contar conosco, pois sabemos que a jornada ainda não acabou.

Sobre a Contabilidade Dias

Criada há mais de 30 anos, a Contabilidade Dias tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Contabilidade Dias é seu atendimento com excelência de contabilidade para empresas de tecnologia.

Entre em contato já, podemos ajudar você!

Agende uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento. ligue (031) 3271-5531 ou chame a gente no WhatsApp clicando aqui.

Gostou deste artigo? Quer mais conteúdo para manter-se informado sobre o mundo financeiro? Então, siga-nos no Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter e acompanhe todos os nossos posts!

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?